28 setembro, 2009

Rio 2016. Viva a demagogia! (Literalmente)


Esses dias eu estava andando na rua, e ao parar em uma pastelaria para comer alguma coisa me deparei com dois cidadãos conversando acerca da candidatura da cidade do Rio de Janeiro para as olimpíadas de 2016. Um dos homens disse achar um absurdo se gastar bilhões e bilhões nessa maravilhosa festa esportiva enquanto ainda temos tantas mazelas a serem resolvidas em nossa sociedade.

Em um ponto eu concordo, temos muitas mazelas a serem resolvidas, mas quanto às olimpíadas...


Primeiramente devemos entender o seu significado em seu âmago.

A olimpíada tem seu registro mais antigo datado de 776 a.c, trata-se de uma inscrição num disco de pedra, encontrada nas ruinas do templo de Hera em Olímpia, que refere o acordo de tréguas e manutenção da paz durante a realização dos Jogos Olímpicos, acordo este selado entre os reis Ifitos de Ilía, Licurgo de Esparta e Clístenes de Pisa.

Com o tempo, outros reinos se foram juntando a este acordo, e a partir daí os Jogos Olímpicos tornaram-se competições de paz, primeiro entre os homens, depois entre nações que viviam constantemente em guerras.


Hoje, com o mundo globalizado e com o acesso a informação muito mais facil e rápida a todos, esses tipos de conceitos se esfarelam com a velocidade de uma rebolada de uma dançarina do créu, entretanto, eu acredito que deveriamos agradecer a “santa demagogia” que permeia os jogos olímpicos em tempos atuais, pois o conceito antigo continua de pé, só que velando interesses muito maiores, como exposição – visando ganhos econômicos -  e prestígio, em um cenário internacional, onde na conjuntura atual ser cool é ser da paz e se dar bem com todo mundo! (Coisa que o Brasil é o melhor de longe. Estamos na moda!)


Eu digo, “santa demagogia” por que neste caso, as beneces são enormes. Desde 1956, após a retomada jogos – parados devido a Segunda Guerra Mundial- todas as cidades sedes, eu disse TODAS, sofreram mudanças realmente significativas em sua infraestrutura, mudanças essas que alteraram de vez a vida cotidiana de todas as pessoas comuns.

Vejamos o caso recente da China por exemplo, antes das Olimpíadas muita gente achava que lá se comia criancinhas e que o povo era extremamente sujo e mal educado. As Olimpíadas provaram a ignorancia de Muuuuiiiita gente! (Apesar de seus habitos gastronômicos no mínimo... diferentes.)


Devido as olimpíadas a cidade de Pequim foi totalmente reestruturada, do transporte público até o comportamento cotidiano da população. Um Exemplo: Antes das olimpíadas os chineses não aplicavam o conceito de filas em seu dia a dia, era empurra empurra pra todo lado.


É justamente esse o tipo de mudança que eu espero no Rio de Janeiro. Acho que tão importante como trazer novas tecnologias para o dia a dia da população é trazer novos conceitos educacionais, tais como o respeito no transito, o fim de cantinhos como banheiros públicos, pixações, moradores de rua em demasia e tantas outras coisas “pequenas”.


Mas também não espero nem um pouco que esse tipo de evento possa resolver problemas mais graves como segurança pública, saúde e educação. Cânceres estes que possuem raizes muito mais profundas e dificeis de tirar.


Enfim, estou realmente torcendo para que vençamos essa disputa, e espero que todos pensem assim, pois esse tipo de acontecimento pode sim, trazer mudanças benéficas para nossa vida cotidiana.


E é por isso que eu digo...

Odes as Olimpíadas! Odes ao conceito furado de simbolismo da paz ! Odes a “demagogia”!










2 comentários:

Juliana Spitz Studart disse...

Concordo em boa parte com o assunto, porém, ainda temos que "crescer" como pessoas e mostrar ao comitê que não somos apenas o país do samba e da bunda! Torço sim pela conquista do Rio, mas com moderação...

Anônimo disse...

Bacana o blog, Viny.
Acho esse tipo de evento "ou vai ou racha": ou melhora a cidade, ou vira tudo um caos, mesmo... mas vale a tentativa, porque, se não houver Olimpíada, as raposas lá de Brasília não vão usar esse dinheiro pra melhorias pra população, mesmo - vão é embolsar a grana, como sempre...
Não vale também é deixar estragar, como acontece com algumas instalações do Pan na Barra da Tijuca.
Mas torço pela Olimpíada aqui, sim!
Abs.