24 novembro, 2010

A TERCEIRA LEI DE NEWTON

Depois de todos esses acontecimentos na cidade do Rio de Janeiro eu me sinto obrigado  avocar a terceira lei de Newton para aqueles que não a conhecem, ou seja, toda ação tem uma reação contrária. Se você chuta uma bola contra parede ela tende a voltar com tanta força quanto ao momento em que foi chutada, não é ?

Sim! Já estava ficando anti-natural que a Polícia do Rio, em suas louváveis ocupações pacíficas, não tivesse até agora sofrido qualquer tipo de retaliação por parte do poder paralelo. Eu já estava pensando que os malvados estavam se borrando de medo ao ver cada vez mais  favelas - desculpe... comunidades – serem ocupadas.

Pois é, o BOPE do nosso querido Capitão Nascimento está vindo com tudo.

Essa reação veio pra mostrar que os caras não estão tão passivos, e também serviu para mostrar a todos os cidadãos que já estavam se acostumando com o mar de rosas a cada ocupação, que o buraco é mais em baixo. A bandidagem não vai botar o rabo entre as pernas. Eles finalmente realizaram, que diante do poder do Estado a única alternativa seria a união e a centralização de forças, tendo em vista que separados, seu “efetivo” nada se comparava.

Eu fico imaginando como o senhor governador Sérgio Cabral pode estar vibrando nesse momento em que finalmente tem uma oportunidade justificada de soltar bala pra todo lado. Casualidades a parte.

Apesar de tudo, gostei de uma coisa hoje. Em quase todas as entrevistas que vi na televisão  o “povo” finalmente estava parando de se fazer de coitado e tomava a atitude certa, ao pedir aos outros para não se deixar acovardar pelo terrorismo causado pelos traficantes. Muita gente estava finalmente vestindo a camisa da polícia e implorando para que dessa vez os “homi” cheguassem trucidando esses malandros, impondo respeito de uma vez por todas.

Não posso me iludir achando que essa represália vá acabar tão cedo. Analisando a dinâmica das coisas, eu não dou nem mais dois dias para esse caos acabar, entretanto, tenho certeza que esse tipo de acontecimento se tornará uma coisa sazonal e continuará acontecendo ao longo dos próximos anos.

A UPP é um projeto que está dando certo, apesar dos efeitos colaterais que estão se mostrando, e é um projeto que merece continuidade.

Nós como cidadãos, nesse momento, só podemos esperar que a polícia continue agindo com pulso de ferro e vá cada vez mais ocupando os territórios desses vagabundos, até que eles não tenham mais para onde fugir. Não podemos ficar reclamando nesses momentos difíceis. Nós temos é que ter coragem, continuar com nossas vidas e torcer com todo fervor que isso termine logo e os bandidos se explodam!

A partir de hoje, tenham certeza... a cada UPP criada teremos algum tipo de retaliação, afinal, a terceira lei de Newton nunca falha, a não ser quando sua antítese(?) entre em cena... “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!”

E um dia vai furar!

Um comentário:

Leonardo Franco disse...

Bom, em parte até concordo com a ação policial realizada nas comunidades carentes do Rio. Já estava mais do que na hora do Estado levantar sua espada e fazer valer a lei por intermédio da força àqueles que se julgavam soberanos e detentores do "poder paralelo", o que deixava a cidade do Rio de Janeiro e tantas outras Brasil a fora no chamado estado de anomia, termo usado pelo filósofo alemão Emile Durkheim para designignar dentre outras coisas ausência de regras ou regras paralelas às do Estado.
Porém, cabe ressaltar que tais medidas são paliativas e de cunho estritamente moldados para eventos com data e hora marcadas para começar na cidade e, sem uma política séria e comprometida, voltada especificamente para a população carioca, direcionada a melhorias na área da saúde,saneamento básico, dando oportunidade de moradia digna a população, acesso a cultura, ao lazer, ao esporte e, principalmente, dando melhores oportunidades de emprego e proporcionando uma educação de qualidade, dificilmente essa situação será resolvida. Parece muita coisa, mas para um país que ocupa o 14º lugar no ranking mundial de impostos sobre o PIB chegando 34,5% de arrecadação, o mínimo que podemos exigir é um investimento digno daquilo que pagamos todos os dias. Sabemos que tudo isso não se resolverá de um dia para o outro, mas como diria Gandhi " Você não precisa ver toda a escada, apenas suba o primeiro degrau..." e esse primeiro degrau, o nosso ilustre Governador Sérgio Cabral em parceria com o nosso agora ex-presidente Lula subiram com o pé direito.